Dezembro Laranja e a prevenção ao câncer de pele 

 

Criada em 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja tem o intuito de estimular e conscientizar a população sobre a importância de prevenir o câncer de pele. Desde a sua criação, a campanha promove diversas iniciativas sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

O câncer de pele pode ser dividido em melanoma e não melanoma. O melanoma é o mais preocupante, pois é um tumor maligno pode causar metástase, ou seja, pode se disseminar para outras partes do corpo. Os principais fatores de risco: exposição solar, histórico familiar e presença de muitas pintas.

A prevenção ao câncer de pele pode e deve ser feita através de atitudes simples no nosso cotidiano. Usar filtro solar é indispensável. Aplique o produto meia hora antes da exposição ao sol e, quando estiver na praia ou na piscina, reaplique-o a cada duas horas. Evite a exposição solar excessiva e entre 10h e 16h. Além do protetor solar, use óculos escuros com proteção UV, chapéu ou boné, roupas compridas e fique à sombra do guarda-sol.

A melhor forma de cuidar da sua pele e mantê-la sempre saudável é realizando acompanhamento dermatológico e check-up regularmente. Dessa forma, será possível prevenir e evitar o avanço de inúmeras doenças, como o câncer de pele, por exemplo. Além disso, as visitas regulares ao dermatologista são essenciais para quem quer evitar o envelhecimento precoce da pele. Toda forma de conscientização é muito bem-vinda, pois o câncer de pele é o tipo da doença que mais atinge brasileiros, com, aproximadamente, 176 mil novos casos por ano.